LINEASTUDIO ARQUITETURAS DESENVOLVE PROJETO NA CASACOR RS

Projeto denominado Pedacinho Azul de Papel reflete um lindo dormitório para um menino de 10 anos

Lineastudio CASACOR RS
Projeto idealizado pelo Lineastudio Arquiteturas denominado Pedacinho Azul de Papel foi inspirado na música Aquarela / Foto Cristiano Bauce

A partir de hoje, sábado, 28 de julho, está oficialmente aberta para visitação ao público geral a CASACOR RS. Reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas, a mostra recebe neste ano em sua 27ª edição seis casas de diferentes estilos, dimensões e épocas compondo o cenário escolhido pela curadoria do evento.

Entre os projetos que integram a edição 2018 da mostra está o lindo quartinho de menino desenvolvido pelo Lineastudio Arquiteturas de Santa Maria/RS e Porto Alegre/RS.

Lineastudio CASACOR RS
Espaço inserido na 27ª edição da CASACOR RS reflete um lindo dormitório para um menino de 10 anos / Foto Cristiano Bauce

Pedacinho azul do papel é o nome dado ao ambiente do Lineastudio Arquiteturas em sua segunda participação na CASACOR RS. O ambiente foi inspirado na música Aquarela, de Toquinho, por remeter a imaginação e traduzir o conceito pensado para o Dormitório de um menino de 10 anos, temática proposta pela mostra.

O espaço de 30m² é composto pela suíte com mezanino e sacada, e surge sob uma atmosfera lúdica, projetado para despertar a criatividade do menino. Um refúgio onde ele se sinta inspirado a criar, estimulado a se divertir e a conviver com amigos. Um recanto para criar memórias que o acompanharão por toda vida.

Lineastudio CASACOR RS
Ambiente de 30m² é composto pela suíte com mezanino e sacada / Foto Cristiano Bauce

Mobiliário
O desenho do mobiliário segue a linguagem conceitual, pensado para gerar um ambiente descontraído, confortável e aconchegante. Os elementos em estrutura metálica fazem alusão a brinquedos infantis; a escada que sobe ao mezanino tem degraus alternados, estimulando as atividades motoras, como uma releitura da escada Santos Dumont. Os pufes, em diferentes alturas e cores, podem ser encaixados entre si de diversas formas; na sacada, destaque para um pequeno jardim vertical e um balanço.

Lineastudio CASACOR RS
Projeto apresenta forte presença de elementos metálicos, que é uma grande característica do design de interiores contemporâneo / Foto Cristiano Bauce

Destaques em design de mobiliário:
O destaque em item de mobiliário fica por conta da Cadeira Tajá, na cor laranja, de Sérgio Rodrigues, designer brasileiro consagrado, que faz parte da paleta de tons terrosos anunciados como tons da estação pela semana do design de Milão.

Papel De Parede
Ponto marcante do projeto, o papel de parede MacchineVolanti, da Cole&Son, inspirado nas obras de Fornasetti, mescla desenhos navais com aviação e evoca a fantasia e as aventuras da infância com inúmeras possibilidades de associações às mentes criativas. Essa estampa, associada à música que deu nome ao espaço, são chaves para a identificação do ambiente.

Lineastudio CASACOR RS
O desenho do mobiliário segue a linguagem conceitual, pensado para gerar um ambiente descontraído, confortável e aconchegante / Foto Cristiano Bauce

Conceito do Projeto
O projeto do ambiente segue os conceitos da arquitetura de interiores contemporânea, com desenho de mobiliário funcional e autêntico – totalmente relacionado ao contexto em que se insere.

As características próprias dos materiais são valorizadas (como, por exemplo, o uso do compensado naval, cores e texturas); as cores entram como forma de deixar mais lúdico e infantil o mobiliário, além de dar hierarquia ao móvel (ganharam tons de azul as partes que são móveis e podem ser retiradas do conjunto).

Há forte presença de elementos metálicos na composição, que é uma grande característica do design de interiores contemporâneo.

Lineastudio CASACOR RS
Espaço foi pensado como um recanto para criar memórias que o acompanharão por toda vida  / Foto Cristiano Bauce

Novidades e tendências apresentadas no ambiente
– Piso monolítico marca Mapei, acabamento branco fosco; o piso monolítico, ou autonivelantes, como o próprio nome sugere, é um piso sem emendas.
Estes pisos monolíticos apresentam diversos benefícios, como a facilidade na limpeza, a resistência mecânica, a rapidez na aplicação, o excelente acabamento estético, o fato de não ser poluente, entre outras vantagens. O material também pode ser aplicado sobre o piso anterior, diminuindo o tempo da obra e acúmulo de resíduos.
– Luminária Tensoflex: tela tensionada com exposição homogênea de luz difusa em planos de grandes dimensões. É característica da arquitetura contemporânea que as fontes de luz fiquem discretas; há luz e conforto visual, mas não se vê as fontes luminosas. Foi aplicada em toda parede, como plano de fundo, da cabeceira da cama e do mezanino.

Os profissionais que assinam o projeto são os arquitetos e urbanistas Zé Barbosa, Roberta Noal, Luzia Olivier Brand, Paola Borges, Luara Mayer, Lísian Ceolin, Ronald Jung, Giana Sperotto, Raphael Ribeiro, Gabriela Brambatti, Isadora Daltrozo, Laís Martini e a engenheira agrônoma Verônica Viero.