ESTILO ESCANDINAVO: PERSONALIDADE PARA AMBIENTES

Designers de Interiores da Amice Design de Ijuí/RS dão dicas sobre as opções em elementos do estilo escandinavo

Fernanda de Mello Schemmer
Micheli Rossoni

Designers de Interiores
Amice Design de Interiores
Ijuí/RS

Estilo Escandinavo
Foto Divulgação Amice

Discreto, mas cheio de personalidade, o estilo escandinavo é uma mistura de elementos simples, básicos e aconchegantes. De origem na Escandinávia, localizada ao norte da Europa, abrange também a Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, as ilhas Feroé e a Islândia. Os interiores no estilo escandinavo apresentam sempre muito aconchego e sobriedade, com predominância dos tons de bege, cinza e o branco, o que permite refletir a luz, deixando o ambiente bastante iluminado.

Os detalhes em madeiras auxiliam e concedem à decoração um ar confortável e clássico. Este material pode aparecer em várias versões: nos pisos, nos pés dos móveis, estantes e outros objetos. O conceito nórdico apresenta quase sempre móveis retos e elegantes. Os estofados e tecidos geralmente são neutros e naturais. Em meio ao ambiente clean, as plantas entram para trazer vida e movimento, remetendo às paisagens escandinavas.

O estilo escandinavo é caracterizado por espaços amplos, luminosos e com pouca mobília. Muitos contam com ambientes integrados por meio da quebra de paredes e alargamento de portas para facilitar a circulação, contribuindo para o convívio entre os moradores da casa e também para receber amigos.

A tendência para a ornamentação mínima e clean dentro do design é também atraente para aqueles que tentam (ou precisam) viver mais com menos.