A NECESSIDADE DE PROJETAR A ARTE DE MORAR

Projetar Arquitetura de Ijuí/RS destaca os benefícios de ambientes versáteis e com personalidade aliados com a arquitetura contemporânea

Projetar Arquitetura
Os arquitetos Ricardo e Isadora com os clientes Luciana e Sandro / Foto Arquivo Pessoal

Quando contatados pelos clientes Sandro Binello e Luciana Chechi, casal de advogados da cidade de Ijuí/RS, deparamo-nos com um ambiente repleto de memórias e recordações de viagens, além de vasta biblioteca e uma coleção de vinhos digna dos maiores enólogos.

Projetar Arquitetura
Espaço traduz as necessidades e aspirações do casal residente / Foto Divulgação

Um desafio. Projetar um ambiente para tão grande carga intelectual e cultural, valorizar objetos de vários cantos do mundo e harmonizá-los com uma arquitetura contemporânea, trazendo ao mesmo tempo conforto e arrojo ao local. Assim foi planejado o belo apartamento, sob a luz da arquitetura industrial com detalhes escandinavos, traduzindo aos clientes suas necessidades e suas aspirações com o projeto.

Projetar Arquitetura
Os arquitetos Ricardo e Isadora com os clientes Luciana e Sandro / Foto Arquivo Pessoal

Seguindo a análise de pré-projeto, foi observada a profusão de cores existentes nos objetos estimados pelos clientes. Nesse momento a opção foi retirar do ambiente qualquer referência de cor, deixando essa função apenas para os souvenirs de viagens, livros, vinhos, que são muitos, além de uma bela tela de Cristina Leal adquirida na Galeria Gravura em Porto Alegre/RS, em tons vermelhos, quebrando os cinzas da arquitetura industrial.

Projetar Arquitetura
Presença de cores na décor do apartamento ficou por conta dos souvenirs adquiridos em viagens / Foto Divulgação

No dormitório suíte casal foi inserida na parede que se contrapõe à janela a cor Barbante da marca Suvinil. Um amarelo muito parecido com a cor tendência 2019 posteriormente lançada pela mesma marca com o nome de Quentão. Tal cor se traduz em moderna, nostálgica e otimista, características do casal, fazendo fundo a uma foto monocromática do fotógrafo Adriano Bassegio, que dá a sensação de profundidade ao ambiente.

Projetar Arquitetura
Sala de jantar, espaço para receber amigos e brindar à vida no melhor estilo contemporâneo / Foto Divulgação

Ao final desta obra as satisfações dos anseios dos clientes traduziram-se em bem-estar, cumprindo o objetivo maior da arquitetura que é esse conjunto de arte e técnica em harmonia com a função.

Projetar Arquitetura
Sala de estar com tela de Cristina Leal em tons vermelhos quebrando os cinzas da arquitetura industrial / Foto Divulgação
Projetar Arquitetura
Na cozinha a presença do estilo industrial com detalhes escandinavos / Foto Divulgação
Projetar Arquitetura
Dormitório do casal traz na parede a cor Barbante, um amarelo tendência que se traduz em moderna e otimista fazendo jus à personalidade dos moradores / Foto Divulgação
Projetar Arquitetura
Arquiteto e Urbanista da Projetar Arquitetura de Ijuí/RS Ricardo André Coradini / Foto Arquivo Pessoal