A TENDÊNCIA DA ARQUITETURA E INTEGRAÇÃO COM A NATUREZA

Lineastudio Arquiteturas fala sobre os detalhes e benefícios do conceito em residências e espaços comerciais

Lineastudio Arquiteturas
Sede do escritório Lineastudio Arquiteturas de Santa Maria/RS é um projeto que está emoldurado pelo verde dos morros e promove a integração com a natureza / Foto Cristiano Bauce

Respeitar o entorno, seja ele natural ou com edificações existentes, e avaliar o terreno são pontos fundamentais antes de se iniciar um projeto arquitetônico, de forma que a arquitetura interfira o mínimo possível e venha a somar na paisagem.

A topografia do terreno é um fator fundamental na definição da composição arquitetônica, pois terrenos em aclive, declive ou plano possuem tratamentos distintos e pontos fortes característicos, que devem dialogar com a proposta projetual idealizada.

Lineastudio Arquiteturas
Projeto respeitou a topografia do terreno e a vegetação existente / Foto Cristiano Bauce

Cada situação deve ser analisada individualmente, mas tirar proveito da condição natural do lote favorece o diálogo com o entorno, além de representar economia, visto que irá exigir menor movimentação de terra para se executar a solução arquitetônica proposta.

Ao planejar a sede conceito do seu escritório na cidade de Santa Maria/RS, que está emoldurada pelo verde dos morros, o Lineastudio Arquiteturas respeitou a topografia original do terreno e a vegetação existente, resultando em uma edificação minimalista sobre pilotis, mimetizada na paisagem natural.

As grandes aberturas garantem transparência e total permeabilidade visual entre as áreas internas e externas, aproveitando a iluminação natural e as visuais privilegiadas.

Lineastudio Arquiteturas
Edificação minimalista sobre pilotis está mimetizada na paisagem natural / Foto Cristiano Bauce

Na área de estacionamento e circulação de veículos foi utilizado piso-grama, para se obter um pavimento resistente sem abrir mão da sutileza, da permeabilidade e do verde. Imponentes, duas araucárias se destacam na lateral da edificação, cuja presença foi determinante na implantação do projeto arquitetônico e enriquecem a paisagem e o espaço construído.