CONFORTO E PRATICIDADE: A MAIOR DAS TENDÊNCIAS

Bureau – Arquitetura.Engenharia.Coworking de Ijuí/RS fala sobre a tendência em projetos cada vez mais práticos

Bureau Ijuí/RS
Ambiente projetado envolvendo as premissas de praticidade, agilidade e facilidade com o conceito aberto para ser um refúgio na rotina / Foto Jonatan Brivio

Se pararmos para observar ao nosso redor, fala-se muito sobre tendências, de mercado, da moda, tecnologia, alimentação e por aí vai. O ponto em comum é que elas surgem visando atender necessidades e desejos de consumidores e usuários, e o mesmo acontece no universo da arquitetura.

Clientes deste segmento buscam cada vez mais itens e serviços que, além de atenderem a uma demanda específica, lhe sejam cômodos e práticos ao mesmo tempo. A comodidade está presente quando algo lhe é conveniente e satisfaça plenamente as suas expectativas.

Bureau Ijuí/RS
A engenheira civil Laura Augusta Drews Thomas e a arquiteta e urbanista Mônica Colombelli / Foto Estela Pimentel

Já a praticidade aparece quando o serviço ou produto oferece agilidade e facilidades. Levando em consideração que a satisfação ocorre quando ambas são plenamente atendidas, conclui-se que elas são a maior tendência de mercado atualmente.

Na arquitetura estes adjetivos aparecem com grande constância. Ambientes práticos e funcionais são pedidos cada vez mais frequentes. A rotina atarefada faz com que as pessoas tenham anseio por um local de trabalho ou de descanso que lhe forneçam facilidades e se assemelhem a um refúgio.

Em suma, ambientes que trazem as características citadas, fundamentados pela funcionalidade e pincelados com uma dose de personalidade, são sempre uma boa pedida.